1.19.2014

Ação Coletiva - Pintura em mutirão voluntário na Casa Engel-Grünn (17.01.2014)


Na manhã do dia 17/01/2014, participantes do Coletivo Consciência Coletiva e Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico realizaram a primeira ação do ano - pintura na casa Engel-Grünn, do Corredor Cultural (Rua General Osório), no centro histórico de Hamburgo Velho em Novo Hamburgo (RS).

A pintura, feita de forma voluntária em mutirão, ressalta a beleza e importância da edificação na paisagem da rua, trazendo um ar de esperança e otimismo com o futuro da residência. Com as cores, pretendeu-se realçar as formas e volumes da ornamentação da fachada, que ainda se mantém completamente íntegras.

A casa Engel Grünn encontra-se bastante degradada, em acelerado arruinamento. A intenção da ação foi ressaltar o potencial, sem mascarar a situação de arruinamento. Revelar o potencial e a possibilidade concreta que ainda existe de recuperação.

Foi utilizada tinta a base de cal e pigmentação em tons pastéis compatíveis com a técnica construtiva original da edificação histórica.

Recentemente, uma decisão judicial determinou que a Prefeitura Municipal apresente um projeto de restauração viável num prazo de 30 dias (ação civil pública nº 019/1.13.0022564-2).


















Nenhum comentário:

Postar um comentário