1.22.2015

Ato público "CULTURA EM RUÍNAS - AÇÃO IMEDIATA PELA RESTAURAÇÃO DA SEMEC II" (16.01.2014)


 Ato público "CULTURA EM RUÍNAS - AÇÃO IMEDIATA PELA RESTAURAÇÃO DA SEMEC II" (16.01.2014)

No ato público, promovido pelo Coletivo Consciência Coletiva e Defender, foi iniciada a coleta de assinaturas para um abaixo assinado e gravados depoimentos em vídeo.

Este é o terceiro ato público promovido no local, em frente a SEMEC 2 - o primeiro desde o desabamento de parte da edificação. 





















A SEMEC 2, que foi símbolo da arte e da cultura de Novo Hamburgo, tornou-se símbolo do DESCASO com o patrimônio cultural da cidade!

O prédio, doado ao município com a condição de que servisse a fins educacionais, amarga abandono há muitos anos. O Coletivo Consciência Coletiva mobiliza-se desde 2013, tendo realizado inúmeros atos públicos solicitando providências URGENTES.

Dois anos se passaram e nenhuma providência concreta foi tomada. Ainda que tenhamos alertado que o prédio não poderia esperar a burocracia administrativa - e que precisava de escoramento imediato, uma vez que o telhado estava desabando - foi necessário que a edificação desabasse e atingisse um cidadão para que o poder público lembrasse do prédio. E ainda assim, mesmo com a vida humana em risco e com a perda do conteúdo histórico, a resposta continua sendo o mesmo discurso já ouvido há quase um ano.

O Coletivo lamenta a postura de descompromisso e de omissão do poder público municipal, que não tem buscado patrocínio para o projeto cultural já aprovado, que não efetuou o escoramento da edificação para que ela resistisse até o início do pretendido processo de restauro e que prefere seguir investindo em aluguéis elevados para espaços culturais, deixando um prédio público no abandono.

Lamenta, ainda, a postura de falta de diálogo do poder público municipal, uma vez que tem tentado reunião com o sr. Prefeito Municipal e este se recusa a receber os artistas, desmarcando em inúmeras oportunidades reuniões sem aviso prévio (postura esta repetida pelo Secretário de Cultura).

O patrimônio cultural de Novo Hamburgo está CAINDO, e junto dele a cultura, a arte e a memória da cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário