1.09.2015

HOJE PARTE DA SEMEC 2 DESABOU !

HOJE PARTE DA SEMEC 2 DESABOU SOBRE UM PEDESTRE!



O Coletivo Consciência Coletiva e a Defender já realizaram inúmeros atos públicos em frente ao prédio conhecido como SEMEC 2. Sempre acreditamos que este que hoje é um símbolo da decadência da gestão cultural da cidade pudesse voltar a ser um símbolo da arte e da cultura da cidade.

Alertamos para a necessidade de ESCORAMENTO emergencial do prédio há mais de três anos. Durante esse período o prédio já desabou e já foi desabado, enquanto o poder público municipal eximiu-se sempre de tomar maiores atitudes por acreditar ser exeqüível a curto prazo um projeto cultural que aguarda captação de recursos via renúncia fiscal.

Sempre insistimos que apesar do projeto, o prédio não pode esperar por todo período de captação até o início das obras, e precisava de escoramento urgente. Hoje comprovamos da pior forma possível que nosso alerta era verdadeiro.

O alerta é constantemente reiterado, também, quanto a casa Engel Grünn da rua General Osório, em que o poder público municipal descumpre há mais de um ano a decisão judicial de realizar a recuperação devida. Precisará ferir alguém para que se tome o cuidado de escorar a edificação?

A notícia trágica de um cidadão ferido pela queda do prédio só demonstra o quanto a pauta do patrimônio cultural não é levada a sério - nem mesmo no que se refere a vida dos moradores da cidade, quanto menos quanto a preservação do valor cultural dos imóveis.

O Coletivo reforça a necessidade URGENTE de organização por parte do poder público para cumprir suas obrigações legais no sentido de proteger o patrimônio cultural, seja ele a SEMEC 2, a casa Engel Grünn ou todo o restante do conjunto de bens históricos do município. Eles representam a alma da cidade e, de uma forma ou de outra, estão todos igualmente abandonados à própria sorte.

# Relembre o ato público VAMOS SALVAR A SEMEC 2 de 2013:
http://coletivoconscienciacoletiva.blogspot.com.br/2014/01/06122013-acao-coletiva-vamos-salvar.html

# Relembre o ato público #ocupasemec2 de 2014:
http://coletivoconscienciacoletiva.blogspot.com.br/2014/04/ocupasemec2-acao-arte-contemporanea.html

# Relembre o ato público realizado na comemoração dos 190 anos da imigração alemã no Brasil que também esteve em frente a SEMEC 2

http://coletivoconscienciacoletiva.blogspot.com.br/2014/07/dois-atos-pela-preservacao-190-anos.html

Na imagem, o ato público Vamos Salvar a SEMEC 2 (2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário