1.10.2015

Na mídia: Queda de fachada da antiga Semec 2 é crônica da omissão e da tragédia anunciada (Martin Behrend)

 Reprodução do original disponível em:


"Todos cuidem de todos. Todos cuidem de tudo." Prefeito Lauermann ainda lembra?
Queda de fachada da antiga Semec 2 é crônica da omissão e da tragédia anunciada

Só falta ter uma morte. Se é que ainda não teve. A ausência de cuidados com a cidade de Novo Hamburgo e com seus moradores não tem limites. Episódios previsíveis e anunciados fazem parte – infelizmente! – do noticiário do município. Pontes, calçadas, buracos, sinalização, cruzamentos, ruas, sinaleiras, arroios: obras pela metade, inacabadas ou inexistentes desnudam um surpreendente desleixo da atual administração, comandada pelo prefeito Luis Lauermann. O mais recente e triste episódio foi registrado na tarde de ontem, na Avenida 1º de Março, em frente ao Paradão: parte da fachada do prédio da antiga Semec 2 caiu, ferindo com gravidade um pedestre. No domingo passado, um buraco mal sinalizado provocou um acidente com o motoqueiro tendo a perna quebrada. Falta alguém morrer?
Em relação ao prédio da antiga Semec 2, a história é antiga, repetitiva e, lamentavelmente, o previsto ocorreu. O local abrigou durante anos o Tiro de Guerra e, mais adiante, foi o berço para surgimento da Universidade Feevale. Foi um local que por anos respirou cultura, arte, conhecimento, música e dança. Quando o Tiro de Guerra foi extinto, o prédio acabou doado ao município por Léo Campani com a condição de que fosse utilizado para fins de instrução pública – leia-se atividades educacionais, culturais e do conhecimento. Ali surgiu, então, o Instituto de Belas Artes (IBA), futuro embrião da Feevale.
Há anos se fala da necessidade de recuperar o prédio. E há anos nada se faz. Entramos no sétimo ano da atual administração e nada avançou. Omissão com a história, seus personagens e com a população. Mas antes deste atual grupo dirigir Novo Hamburgo igualmente pouco se fez. Mas quem bradou há menos de dois anos “Todos cuidem de todos. Todos cuidem de tudo” foi o prefeito Lauermann ao assumir o município. Ele ainda lembra disso? Do que e de quem a Prefeitura, afinal, está cuidando?
No começo do ano passado, um muro na parte dos fundos do prédio da Semec 2 ruiu. O imóvel ao lado, ocupado pelos Móveis Veneza, ficou por dias fechado a partir de interdição da Justiça. Começou aí um novo embate judicial envolvendo proprietário do prédio (empresária hamburguense), ocupante do prédio (Veneza), Ministério Público e Prefeitura. A Defesa Civil foi acionada e teria emplacado um paliativo afirmando que o prédio estava seguro. E agora, José?
O prédio da Semec 2 é a síntese da omissão sucessiva dos administradores com a história do município e os hamburguenses – de ontem, hoje e amanhã. Simone Saueressig, Liene Martins Schütz, Plinio Dall Agnol são apenas alguns dos hamburguenses que se manifestam há anos contando esta história e pedindo a recuperação do espaço. Mais recentemente, o grupo Coletivo Consciência Coletiva realizou manifestações em frente ao espaço cobrando providências. Nada foi feito. Ou, vá lá, quase nada: tiveram ações isoladas para emplacar projetos com leis de incentivo à cultura, mas não saiu do papel
As autoridades foram alertadas. Foram apontadas sugestões. Foi mostrado o caminho. O acidente de ontem foi motivado por omissão criminosa do prefeito e sua equipe. Sem mortes, ainda. Mas com justa indenização a ser paga pelo município – logo, por todos os hamburguenses. Prefeito Lauermann: vamos, de verdade, todos cuidar de todos, e todos cuidar de tudo!

 Reprodução do original disponível em:
http://www.martinbehrend.com.br/home/noticia.php?id=457

Nenhum comentário:

Postar um comentário